Grosso modo, existem cinco estágios desde a primeira experiência psicótica até o momento em que você aprende a lidar com ela. O curso da psicose e da recuperação é melhor descrito como um processo no qual você recupera continuamente o controle de sua vida, aprendendo a lidar com sua vulnerabilidade. O processo exato é diferente para cada pessoa e cada um tem uma relação única com sua experiência.
Estágio 1: Estágio inicial
Estágio 2: Ser oprimido pela psicose
Estágio 3: Lutando contra a vulnerabilidade da psicose
Etapa 4: Vivendo com vulnerabilidade à psicose
Estágio 5: Vida após psicose
Não há duas psicoses iguais. Algumas pessoas estão ouvindo vozes, outras não. Alguns estão ouvindo vozes calmas e amigáveis, outros, vozes hostis e dominantes. O significado da psicose de alguém pode estar ligado a acontecimentos passados (incluindo experiências traumáticas), enquanto para outro não existe uma ligação tão clara. E o que desencadeia um episódio psicótico também difere de pessoa para pessoa.
Há muita variação, mas, falando de maneira grosseira, o tempo desde a primeira experiência psicótica até a recuperação pode ser dividido em cinco estágios, os quais não são uma lei da natureza, apenas um modelo aproximado. Esses estágios baseiam-se principalmente no que muitas pessoas que sofreram de psicose disseram sobre o que passaram.
É importante saber o seguinte: a visão antiga e ultrapassada da psicose descrevia apenas dois estágios: o estágio agudo e o crônico. Segundo esta visão, a fase aguda (o episódio psicótico) era sempre seguida pela fase crônica. Ou seja: não havia possibilidade de um bom prognóstico. Como a recuperação da psicose é definitivamente possível, a visão moderna pensa em termos de psicose e recuperação.